A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) apresentou mais uma cartilha, desta vez sobre desenvolvimento sustentável, visando levar as práticas ambientais para dentro dos escritórios de advocacia. Sendo o assunto responsabilidade socioambiental, o material está disponível apenas em meio eletrônico, para incentivar a economia do uso de papel.
O lançamento da Cartilha de Práticas Ambientais, elaborada pela Comissão de Direito Ambiental (CDA), ocorreu na sede da OAB, em Porto Alegre. "Optamos por não imprimir o manual, lançando-o somente na forma digital, justamente para darmos o exemplo, evitando o desperdício de papel e tinta", destacou o presidente da CDA, Ricardo Alfonsin.
Ele ressaltou que o manual tem informações de práticas simples, que podem ser aplicadas no dia a dia dos escritórios, diminuindo o impacto ambiental da atividade jurídica. "Além de deixar de poluir, o advogado irá economizar, por exemplo, com eletricidade, material de escritório e transporte. Podendo aplicar esse valor em investimentos que geram melhores resultados."
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, ressaltou a importância de adotar procedimentos ambientalmente corretos. "O advogado é um formador de opinião, um líder em suas comunidades e, ao adotar essa conduta de responsabilidade, sem desperdícios, estará irradiando na sua cidade, na sua região, a alteração de paradigma", concluiu. A OAB estuda a elaboração de um selo de certificação para os advogados que cumprirem os requisitos de sustentabilidade. A cartilha pode ser encontrada no www.oabrs.org.br.
(Correio do Povo, 09/12/2009)