O Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade possui, na Capital, a Rede Elo, um programa que incentiva o uso de energias renováveis e alternativas. Isso é feito por meio do Centro de Referência de Energias Renováveis (Crer), inaugurado no mês de setembro e que funciona na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). O local serve como disseminador de informações sobre novas fontes de energia.
Conforme a gerente de projetos do Iclei, Paula Freitas, um dos fatores que mais preocupa os líderes é o desconhecimento por parte da população sobre ações do setor. Segundo ela, a capital gaúcha está ao lado de Betim (MG) na relação das cidades consideradas modelo dentro do projeto da instituição. Também integram a rede Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Volta Redonda (RJ), todas comprometidas em desenvolver projetos.
A gerente do Iclei estima que menos de 5% da energia que é gerada no Brasil provém de fontes renováveis e alternativas. O Iclei foi criado em 1990 e representa mais de mil cidades em todo o mundo.
Somente na conferência sobre o clima, que ocorre na Dinamarca, são 500 os agentes da instituição representando cidades do mundo inteiro. Entre elas, está Porto Alegre.
(Correio do Povo, 09/12/2009)