Eduardo Sebben prevê localização do centro na Grande Porto Alegre
Até o final do primeiro trimestre de 2010, a empresa Brasil Recicle pretende instalar seu primeiro Centro de Armazenamento de lâmpadas fluorescentes para reciclagem no RS e aumentar o número de pontos de coleta. A empresa, com sede em Indaial (SC), é especializada na descontaminação e reciclagem desses produtos.
No início de 2009, a Brasil Recicle foi comprada pelo empresário gaúcho Mário Sebben, do Grupo Datasys e, recentemente, assumiu o controle da Apliquim, companhia paulista que tem tecnologia para recuperação do mercúrio existente nas lâmpadas. Ontem, o diretor superintendente da Brasil Recicle, Eduardo Sebben, visitou o Correio do Povo e falou sobre os planos da companhia.
Segundo Sebben, o centro ficará na Grande Porto Alegre. Terá como meta principal aproximar os clientes da empresa, permitindo um tratamento adequado das lâmpadas antes da reciclagem, além de reduzir gastos. O empresário salientou que a Brasil Recicle é responsável por 40% da reciclagem de lâmpadas fluorescentes no país. "O mercado brasileiro comercializa em torno de 200 milhões de unidades por ano e apenas 5% delas tem o destino final adequado. Por isso, queremos aumentar a conscien-tização da população sobre a importância desse processo", declarou Sebben.
Atualmente, a Brasil Recicle atende cerca de 400 empresas gaúchas e 30% dos 3,5 milhões de lâmpadas recicladas por ano na unidade catarinense são provenientes do Rio Grande do Sul. Sebben acrescentou que mudanças na legislação do setor também são um dos focos da empresa.
(Correio do Povo, 09/12/2009)