Uma pesquisa indica que mais de 80% dos franceses, dos norte-americanos e dos japoneses estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo diante do aquecimento climático, segundo pesquisa realizada nestes três países, assim como na Polônia e na Itália, e publicada nesta segunda-feira (07/12), na abertura da Cúpula de Copenhague.
Informados sobre os desafios da conferência, 88% dos franceses, 87% dos poloneses, 85% dos italianos, 81% dos japoneses e 80% dos norte-americanos entrevistados se disseram dispostos a ajudar seu modo de vida e a limitar seu consumo em favor do meio ambiente, segundo o trabalho conduzido pelo instituto Ifop publicado pelo jornal "Le Monde".
Pessoas caminham diante de globo gigante em rua de Copenhague; cidadãos de países ricos dizem que mudariam hábitos por clima. Entre os entrevistados, 64% dos franceses indicaram estar cientes dos desafios da conferência internacional. Mas 67% dos italianos, 63% dos japoneses e 61% dos norte-americanos e 53% dos poloneses disseram nunca ter ouvido falar da cúpula.
As pessoas entrevistadas acreditam ainda que a Cúpula de Copenhague terminará apenas com um acordo de fachada (75% dos franceses, 60% dos italianos e poloneses, 49% dos americanos e 61% dos japoneses).
A pesquisa foi realizada de 25 de novembro a 3 de dezembro pela internet, com 3.713 pessoas representativas da população de 18 anos e mais.
(France Presse / Folha Online / UOL, 07/12/2009)