Uma pesquisa realizada pela Assessoria Comunitária (Asscom) do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) mostra que o combate aos pontos de acúmulo de lixo na cidade teve um total de 83 ações de conscientização nas comunidades que mais precisam, nos últimos 12 meses.
Neste tipo de ação, a equipe, de seis servidores, distribui folhetos com informações sobre as coletas domiciliar e seletiva e com orientações gerais sobre como se deve proceder com o lixo. Também orienta diretamente os moradores, frequentemente na companhia de lideranças das comunidades, além de empregar um carro-som para difusão de mensagens informativas.
Bota Fora - Na divulgação do programa Bota Fora, que torna possível a remoção de entulhos nas vilas populares, a Asscom esteve presente nas 199 comunidades atendidas pelo DMLU em 2009, orientando os moradores descartar materiais inúteis, que não são recolhidos pelas coletas domiciliar e seletiva. Essa divulgação é feita sempre às vésperas da chegada das equipes operacionais.
A Asscom também participa de eventos especiais, onde demonstra o trabalho que realiza na cidade. Esteve presente em 2009 em eventos como o Acampamento Farroupilha, Feira de Economia Popular Solidária, Semana do Servidor Público e Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.
A coordenadora da Asscom Cíntia Elizabete dos Santos Ferreira avalia que o resultado das ações é mais visível nos bairros centrais, onde é comum a comunidade felicitar a equipe e pedir a continuação do trabalho. Já nas comunidades de periferia é necessária uma permanência da equipe e uma ação de características mais didáticas. “Nestas comunidades se busca resultado em longo prazo”, afirma Cíntia.
Painel - Um exemplo mencionado por Cíntia é o trabalho realizado na comunidade da Glorinha (bairro Glória), onde servidores e moradores elaboraram, em muro da rua Capristano de Abreu, um painel com pinturas e mensagens conscientizadoras. Para assinalar a transformação de um local onde o lixo se acumulava em um ponto de encontro da comunidade, com jardim e uma pequena gruta para abrigar a estátua de Nossa Senhora de Lourdes, onde foi realizada, no dia 24 de outubro, uma missa campal. Participaram integrantes da comunidade, representantes da Associação de Moradores da Glorinha e a equipe da Asscom.
A partir de junho, o trabalho da Asscom se fortaleceu com a adoção de um novo modelo de gestão, que busca integrar as necessidades das comunidades com as possibilidades operacionais do DMLU. Um dos focos do trabalho é atuar na conscientização de públicos distintos, tanto dos bairros centrais como das regiões periféricas. Busca-se um contato mais próximo com os moradores, de modo a conhecer suas necessidades.
(Prefeitura de Porto Alegre, 07/12/2009)