Invertendo a denúncia de que seja uma grande grileira de terras no Tocantins, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), acusou um pequeno agricultor de invadir terras suas. Juarez Vieira Reis, o tal pequeno agricultor, veio a público nos últimos dias para confirmar uma denúncia publicada na revista Carta Capital, segundo a qual a senadora ruralista roubou terras na região de Campos Lindos.
Segundo ele, Kátia Abreu se apropriou indevidamente de cerca de 3 mil hectares de terra na região, pagando preços irrisórios e expulsando as famílias que ali já viviam. A parlamentar, que já começou a perder a credibilidade junto à classe política de seu estado, afirmou que é Juarez o invasor de suas terras, colocando-se no papel de vítima.
Apesar do que diz a senadora, parentes do agricultor declararam que Juarez é dono tradicional da terra em questão. Desafiaram a senadora com provas materiais, como o túmulo do pai de Juarez, que está enterrado na terra há mais de 20 anos. Segundo estes parentes, o esquema montado pela senadora fazia uma ilusória compra de terras pagando R$ 8 por hectare, e depois realizava um despejo impiedoso contra as famílias.
(ANP / Pulsar Brasil, 04/12/2009)