A unidade de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu na tarde da última sexta-feira, 4, no entorno do coreto da Praça Tamandaré, um evento de orientação e prevenção à dengue. A atividade contou com a participação dos profissionais que atuam no trabalho de combate à doença, bem como da equipe da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS).
A barraca da dengue da 3ª CRS foi montada no local onde os servidores estiveram repassando informações e cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito. Foram expostas também, em garrafas, larvas do Aedes Aegypti. A coordenadora da Unidade Zoonoses e Vetores da SMS, Elisabeth Estima, destacou a importância da prevenção, em especial nestes meses de verão. Ainda foram disponibilizadas capas de caixa d’água para as pessoas que procuraram a barraca.
Apresentações culturais da banda da Escola Municipal França Pinto e do Grupo de Dança Remelexo da Unidade Básica de Saúde da Estratégica Saúde da Família (UBSF) do bairro São Miguel animaram a tarde. Também oriundo da São Miguel, um grupo de mulheres, ligado à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), que trabalha com materiais recicláveis, colocou suas peças em exposição. A alternativa, segundo a agente de saúde, Kelen Vieira, é uma forma de preservar o meio ambiente, evitar a proliferação do mosquito da dengue e gerar renda para a comunidade.
Escolas
Ainda dentro das atividades de prevenção à dengue, pela manhã, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde SMS se reuniu com professores de Ciências e coordenadores da rede municipal e estadual de ensino. Durante o encontro, ocorrido no auditório do Instituto de Educação Juvenal Miller, foram debatidas as ações educativas que serão implantadas no próximo ano letivo e as formas de abordagem do tema nas escolas durante 2010.
Dicas de prevenção
Na oportunidade, quem passava pelo coreto da praça recebia um folder com dicas simples de prevenção. Atitudes como não guardar pneus velhos, fechar caixas d'água, tonéis e latões, tratar a água da piscina, colocar areia nos cacos de vidro dos muros, limpar com escova os bebedouros dos animais, não deixar acumular água nos vasos de plantas enchendo-os com areia, colocar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeira bem fechada, guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo e manter desentupidos os ralos, canos, toldos e marquises são as recomendações do Ministério da Saúde que estavam impressas no material.
(Jornal Agora, 07/12/2009)