A obra Iluminuras do artista Mauro Fuke, vencedora do concurso Espaço Urbano Espaço Arte em 1999, foi reinaugurada no Viaduto Ildo Meneghetti (rua Vasco da Gama sob a rua Ramiro Barcelos) neste sábado (5/12) às 11h. A obra precisou ser completamente retirada em abril de 2007 em função de infiltrações que criaram bolhas de ar sob os azulejos, com risco de queda sobre os pedestres na calçada da rua Vasco da Gama.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou o tratamento e pintura do viaduto com tinta antipichação, que impede a absorção de tintas, permitindo que a limpeza possa ser feita rapidamente com um simples pano molhado. O Viaduto Ildo Meneghetti foi o nono de 12 viadutos da cidade a receber esse tratamento, cujo custo global está estimado em R$ 1,1 milhão. A empresa ATM Construções foi contratada para os procedimentos de melhoria da drenagem do viaduto.
Mauro Fuke refez o estudo e adequação de seu trabalho. De acordo com o artista, a concepção do mural levou em consideração, entre outros elementos, a vegetação local, contrastando com o concreto, e a fruição do painel, que será visto principalmente por olhares em movimento. Os desenhos elaborados para o projeto foram digitalizados e os cerca de 36 mil azulejos são como os pixels desta imagem.
Mauro Fulke é porto-alegrense, nascido em 1961. Estudou no Instituto de Artes da Ufrgs e experimenta com diferentes materiais desde os anos 80. Trabalha principalmente com escultura. O embate de conceitos como ordem e desordem permeia sua produção mais recente. O uso da matemática para organizar elementos escultóricos é recorrente em sua obra.
(JC-RS, 07/12/2009)