Ao todo, 144 municípios já decretaram situação de emergência no RS
Após a trégua dos temporais no Estado, os gaúchos iniciam o retorno a suas casas. Após novo balanço da Defesa Civil estadual, o número de desabrigados caiu para 14,5 mil. Ao todo, 144 municípios já decretaram situação de emergência no RS devido aos temporais dos últimos dias.
Os rios têm baixado. Em Rio Pardo, o Jacuí está sete metros acima do normal. As localidades ribeirinhas de Várzea do Camargo e Praia dos Ingazeiros ainda tem casas alagadas. Em Rosário do Sul, as famílias atingidas pela cheia do Rio Santa Maria já voltaram para casa. Em Alegrete, o Rio Iburapuitã vem baixando e restam poucos desabrigados. Em Uruguaiana, o Rio Uruguai está sete metros acima no nível normal.
Há pontos isolados sem luz no Estado, mas a previsão é normalizar tudo ainda hoje. Segundo a AES Sul, a falta de energia atinge áreas rurais de Livramento, São Borja, Uruguaiana, Alegrete e Santiago.
Confira no mapa, o levantamento dos danos causados pela chuva feito pela Defesa Civil. Os pontos azuis referem-se apenas às cidades atingidas pela chuva e que registraram danos. Os pontos verdes referem-se às cidades que decretaram estado de emergência.
(Zero Hora, 04/12/2009)