Apenas um detalhe, um alimento saudável, tramas de um tecido, o cuidado com a terra e com a educação. Atitudes construídas por seres humanos que a partir do cultivo de produtos orgânicos pretendem mudar a relação do homem com o meio ambiente. Esse tema esteve presente nessa quinta-feira (03/12), às 19 horas, no Armazém B do Cais do Porto na capital gaúcha. O debate foi organizado pelo programa Vida Orgânica, da rede Record-RS, durante a Bionat Expo 2009 - uma feira de produtos orgânicos, fitoterápicos e plantas bioativas, mostra de ecoturismo, turismo rural e espaço vida sustentável. O evento vai até domingo, dia 6.
Na ocasião estiveram presentes o Engenheiro Agrônomo, produtor de arroz João Volkmann, a fundadora e diretora da escola Amigos do Verde Silvia Lignon Carneiro, o professor da escola Samir Izquierdo e a coordenadora da cooperativa Justatrama - que confecciona roupas com fibra ecológica – Nelsa Inês Fabiana Nespolo. O debate foi mediado pela jornalista e apresentadora do Programa Vida Orgânica Lara Ely. Representantes da cultura ecológica na região, os convidados falaram sobre as experiências pessoais, fazendo um panorama do cenário atual da produção orgânica.
Volkmann aborda problemas como o comodismo e a resistência das pessoas a se adequar a um novo modo de vida. Consumir alimentos orgânicos e ter atitudes favoráveis e em sintonia com o meio ambiente seria o ideal. Para ele é uma questão de hábito. “As pessoas ainda preferem sair de automóvel a utilizar o transporte público”, reflete.
Outra questão que causa dúvidas é quanto à certificação do produto. Como saber se o produto é produzido sem agrotóxicos? Bem humorado, o engenheiro responde: "a certificação está no olho do produtor".
Consumo consciente
“Impulsionar o consumo de orgânicos é uma forma de trabalho com ecologia no dia a dia”. Com essa frase, a diretora da Escola Amigos do Verde define a importância de uma educação consciente. Silvia fala da possibilidade de aproximar a criança da natureza, utilizando-se de formas pedagógicas. Como o professor Samir Izquierdo, que faz os alunos vivenciarem o que foi estudado em sala de aula. “Assim, eles assimilam de uma forma muito mais prazerosa o conhecimento”, explica. Com Izquierdo, os alunos têm contato com o solo, em uma horta na escola, além de outras atividades que conectam a criança ao meio ambiente.
A satisfação presente nos olhos de Nelsa dispensa palavras. Como coordenadora da Cooperativa Justatrama, ela conta o que motivou o início desse projeto. “Em primeiro lugar foi o desemprego e depois a certeza de que poderíamos fazer algo mais”, ressalta. Assim, as costureiras foram em busca de um diferencial, que encontraram ao conhecer agricultores do Ceará que cultivam algodão sem agrotóxicos.
A partir desse momento um novo elo se formou, ligando os dois estados. Para o sucesso dos produtos confeccionados com o algodão ecológico, Nelsa explica a necessidade de uma cadeia produtiva de três elos fundamentais: compromisso com o meio ambiente, compromisso com a causa social e interesse do consumidor. “Sem um consumidor consciente, não temos como mudar”, finaliza. Esses e outros temas ligados à vida sustentável serão abordados no programa Vida Orgânica que estréia sábado, no canal 2, às 10 horas.
(Por Juliana Campos Chaves, especial para o Ambiente JÁ, 04/12/2009)