A LLX Logística anunciou nesta quinta (03/12), após o fechamento do mercado, que a sua subsidiária LLX Açu Operações Portuárias recebeu do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro a Licença de Instalação para a construção de pátio logístico no Super Porto do Açu. "O pátio logístico possibilitará o armazenamento e a movimentação de carga própria e de carga de terceiros (produtos siderúrgicos, carvão, granéis sólidos e líquidos e carga geral)", diz a companhia do grupo EBX, em comunicado.
De acordo com a LLX, o pátio terá uma área superior a 600 hectares, incluindo um centro administrativo, vias para circulação interna, acesso ferroviário, correias e dutovias, além de guindastes para transportar e movimentar as cargas entre suas áreas de armazenamento em terra e os terminais marítimos localizados nos píeres.
O porto, localizado em São Joaquim da Barra, no norte fluminense, está em construção desde outubro de 2007 e a companhia estima que o início das suas operações ocorrerá no primeiro semestre de 2012. "Com esta licença, a LLX passa a deter todas as licenças ambientais necessárias para a construção de seus empreendimentos", completa a companhia.
(Brasil Econômico, 03/12/09)