O presidente mexicano, Felipe Calderón, participará da cúpula sobre mudança climática que será realizada de 7 a 18 de dezembro em Copenhague, informou nesta quarta-feira (02/12), em comunicado, a Embaixada do México na Dinamarca.
Calderón viajará à Dinamarca acompanhado pela secretária de Relações Exteriores, Patricia Espinosa, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Juan Rafael Elvira.
O Governo mexicano tem como objetivo impulsionar a criação do Fundo Mundial contra a Mudança Climática ("Fundo Verde"). O fundo indica o princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas, entre os países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento no financiamento de programas de redução de emissões, eficiência energética e adaptação à mudança climática.
O México conta com um programa específico para lutar contra a mudança climática, que inclui um compromisso unilateral de reduzir suas emissões de carbono em 50 milhões de toneladas ao ano a partir de 2012, segundo o comunicado.
Rasmussen anunciou nesta terça-feira (1º) que, até agora, 98 líderes mundiais dos 191 que receberam um convite formal há duas semanas confirmaram presença na reunião em Copenhague.
(Folha Online / AmbienteBrasil, 03/12/2009)