O Escritório Regional do Ibama em Uruguaiana, com o apoio da Patrulha Ambiental – Patram, apreendeu no dia 01 de dezembro, na Granja Fortaleza, aproximadamente 50 kg de carne de capivara, além de nove animais abatidos, sendo oito perdizes e um tatu. Foram apreendidos ainda subprodutos da fauna silvestre, como couro de jacaré e ovos de ema.
Durante a vistoria foram encontradas e apreendidas ainda onze redes com medida da malha abaixo do permitido e 25 traíras, além de seis espingardas de vários calibres e dois revólveres calibre 38, 174 munições intactas e 89 cartuchos para serem recarregados. Uma pessoa foi presa em flagrante e encaminhada para o presídio de Uruguaiana, por portar um revólver e duas espingardas. O gerente da granja e responsável pelas demais armas fugiu do local.
A equipe de fiscalização do Ibama de Uruguaiana autuou o gerente da propriedade e o mesmo responderá pelos crimes ambientais e pelo porte ilegal das armas.
O Analista Ambiental e chefe do Escritório, Allan Gomes de Carvalho, considera de suma importância ações para coibir a caça de animais silvestres, “hábito cruel e danoso, que mesmo proibido por lei desde 1967, ainda é grandemente praticado em algumas regiões”. O chefe do escritório destaca ainda que “o empenho dos agentes de fiscalização ambiental que tiveram que pernoitar no local para conseguir lograr êxito na ação”.
(Ibama Uruguaiana/RS, 02/12/2009)