Três semanas após o apagão que deixou o Paraguai no escuro, juntamente com 18 estados brasileiros, um novo blecaute provocado pelo mau-tempo atingiu o país entre a noite de domingo (29/11) e a madrugada de segunda-feira (30). Houve queda no fornecimento, também, em vastas áreas da Argentina.
De acordo com o jornal ABC Color, vendavais ocorridos no noroeste argentino provocaram a queda de torres e linhas de transmissão e obrigaram a usina binacional de Yacyretá (Paraguai / Argentina) a interromper momentaneamente a produção de energia, em episódio similar ao ocorrido em 10/11 em Itaipu.
No momento da paralisação, ocorrida às 23h47 (hora local) da noite de domingo (29), Yacyretá transmitia ao sistema paraguaio 401 megawatts, equivalentes a cerca de 25% da energia consumida no país. Com o apagão, 350 mil residências ficaram no escuro por cerca de duas horas.
As consequências mais graves, porém, foram registadas em território argentino, com localidades das províncias de Corrientes, Misiones, Formosa e Chaco, abastecidas por Yacyretá, ficando sem luz por intervalo de três horas e meia. Em algumas regiões, houve registros de blecautes, também, durante toda a manhã de ontem (30), em razão de situações locais provocadas pela queda de linhas de transmissão. Em Puerto Iguazú, no lado argentino da Tríplice Fronteira, a interrupção no fornecimento ocorreu entre as 07h00 e as 10h00 (hora local).
(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski, SopaBrasiguaia.com, 01/12/2009)