O Irã produzirá o urânio enriquecido a 20% que precisar para usar como combustível nuclear, afirmou nesta quarta-feira (02/12) o presidente uraniano, Mahmud Ahmadinejad.
"A nação iraniana produzirá sozinha o combustível nuclear enriquecido a 20% e tudo o que precisar", declarou o presidente em discurso em Ispahan (centro), transmitido ao vivo pela televisão.
Ahmadinejad afirmou também que a questão nuclear iraniana está encerrada. O chefe de Estado anunciou domingo a construção, em breve, de dez usinas de enriquecimento de urânio a 20%, com vistas a seu uso como combustível em um reator nuclear de pesquisa médica em Teerã.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) condenou semana passada a política nuclear do Irã, por ter rejeitado uma proposta que consistia em trocar seu urânio levemente enriquecimento (a 3,5%) por urânio enriquecido a 20%.
Este plano, destinado a acalmar as preocupações internacionais sobre possíveis finalidades militares do programa nuclear iraniano, foi aprovado pelas grandes potências.
(AFP / UOL, 02/12/2009)