(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
xavante Funai política indigenista
2009-12-03

A atual direção da Funai pediu e recebeu uma liminar para expulsar os índios Xavante de sua sede!!! Este é o pior ato já perpetrado por uma direção da Funai  desde a época dos militares. Não pode haver um anti-indigenismo mais despudorado e desrespeitoso do que este.

A Funai ficou enlameada por este ato. Mas não é a Funai como um todo. É a atual direção da Funai, nomeada no ato como Márcio Meira, presidente, Aloysio Guapindaia, diretor de Assistência, Maria Auxiliadora Leão, diretora de Assuntos Fundiários, e Salete Miranda, chefe de gabinete, que fez o pedido de reintegração de posse, com expulsão dos Xavante, nomeados, por se sentirem incapacitados a trabalhar.

Esse pedido teve a indignidade de dizer que os índios não têm endereço certo. Como pode a Funai não saber o endereço certo dos índios???? Em dado momento, a petição da Funai diz que a chefe de gabinete foi ameaçada de morte por mulheres Xavante!!! Que coisa escabrosa! Que falta de decoro para uma direção da Funai declarar que um dos seus elementos está sendo ameaçado de morte!!!

Esse direção já vinha agindo com desprezo pelos índios, na verdade, desde que foi empossada. Mas conseguira o apoio dos índios que compõem a CNPI, e assim pareciam com legitimidade. Agora, além do ato desonroso de dar anuência para a construção da usina Belo Monte, sem a aceitação dos próprios índios, requer a um juiz federal a expulsão de índios de sua sede.

O pedido foi feito pela direção atual à AGU. Esta indicou três jovens e despreparados advogados para pedir em juízo a saída de índios Xavante da sede da Funai sob a alegação de que eles estavam perturbando a atuação da direção da Funai que, desde 10 de novembro p.p. não ia mais à sede da Funai para trabalhar.

Com efeito, a direção da Funai não comparece à sede desde que o presidente em exercício criou por portaria uma Administração em Nova Xavantina, declaradamente por pressão e coação dos índios, como se isso fosse possível de ser admitido por um dirigente de um órgão. Em seguida, este ato foi desfeito por ato do presidente, no dia 17. Descaradamente.

Na petição que gerou a liminar esses assuntos foram usados como argumentos a favor do pedido. Desavergonhadamente. Como pode um presidente de um órgão admitir para um juiz e para seus subordinados que não consegue trabalhar porque aqueles a quem ele deve servir não o querem mais. Por que ele não pede o boné, com alguma dignidade?

O fato é que a coisa está podre nesse pobre reino da Funai. Que essa podridão não atinja todos os funcionários. Nem os índios. Ainda há esperança de mudança. Leiam a seguir a mensagem de um conhecido indigenista que está espalhando por email um pdf do Mandato de Integração de Posse, com liminar. Esse Blog está aberto para comentários por parte de todos, em especial de servidores da Funai, indigenistas e índios, que queiram demonstrar sua visão desse ato insano.

Mensagem do indigenista
Prezados,

Depois dessa, tenho certeza que a atual troupe escalada para atuar como agentes e dirigentes da politica indigenista esté  em plena decadencia. Tecnica, administrativa, etica , ideologica e operacional...

Vejam o estado que as coisas estao chegando.. A FUNAI  "desistiu" do Indigenismo  e agora depende de força policial para garantir sua "atuaçao"..e de "alcagoetes"para incriminar indios que se manifestam contra a atuaçao da FUNAI...

Isso significa que, nem os atuais dirigentes tem convicçao da atuaçao positiva( e nao necessariamente positivista) e indigenista na interlocuçao com os indios. Deram conta de jogar fora , numa peça juridica assinada por 3 jovens rábulas, 100 anos de politica indigenista. No ralo..

Me dei o trabalho de ler tudo, mas depois que li toda a açao, varias cenas me vieram à cabeça. Inclusive aquela do Marcio sendo "carregado"para fora pelos Xavantes, e que, apesar de tudo, não se convenceu de chamar a policia e a cavalaria para "se defender"dos indios...

O Elias comentou que na epoca  dele como DAS tambem se recusou em fazer cumprir a ordem de prisao de indios que se manifestavam contrarios no interior da FUNAI. Isso com a PF de prontidao na porta da Funai...Nem o Apoena, no tempo dos milicos deu conta disso..

Como escape ele inventou a tal Superintendencia movel e preferiu ficar viajando direto nas ADRs, do que ter que encarar o desgaste diario com indios "revoltados".. A judicilizaçao dessa questao de indios Xavante ( e de todas as outras etnias) é muito ruim, MUIT0!! Ela tenta usar a analogia e jurisprudencia de açoes de reintegraçao de posse em invasoes de "sem terra".. Chega a afirmar que os indios devem ser citados pro Oficial de Justiça e por Edital "uma vez que os endereços dos reus nao pode ser especificado , neste momento,.."

Ou seja , a Funai de plantao nao consegue sequer saber qual é a origem e quem sao os Xavantes que estao se manifestando contrarios a atual administraçao. A grande diferença entre manifestaçoes de "Sem Terra" e de "grupos indigenas", é que os primeiros são excluidos e sem terra, enquanto os ultimos sáo excluidos, mas "COM TERRA". E tambem por causa disso, nao podem e nem devem ser tratados como invasores do que lhes pertence.

Pior ainda com os xavante , depois de um ano tétrico, com indicadores de mortalidade superiores a 160/1000, superior a do Afeganistao, Iraque, e outros paisesm em guerra..e grupos confinados em beiras de estrada, humilhados e muito mal assitidos em condiçoes degradantes...

Depois de nao conseguir resolver a questao da casa de transito em Sobradinho, criada para abrigar os indios em transito no DF, agora a Funai pleiteia judicialmente a proibiçao de presença indigena( tipo uma restriçao de uso ao contrario) nas dependencias da propria Funai. Nao sei não, mas inadequaçao das medidas e ausencia de interlocuçao estao a transformar essa administraçao em vitima dela mesma..

Duvido que os Xavante vao arredar o pé, pelo contrario. Neste momento esta havendo uma grande movimentaçao de indios do Brasil todo para virem "despachar"a equipe confinada no MJ. Duvido que o MJ , ja nas vesperas de sua saida,  va pretender abrigar a troupe "acuada"em suas dependencias , sendo tao mal quista por tantas lideranças de todo o Brasil.

Ou seja, vai chegar uma hora em que o MJ e a Presidencia vao preferir "resolver a questao", do que ficar mantendo um timinho tão chinfrin , que depende de PF para intimidar os indios...So que os caras ( inclusive a policia) nao conseguem entender por que mesmo numericamente inferiores estes nao  se intimidam, pelo contrario. Ficam animados em "treinar" nessa guerrinha...

Imaginem que merda algum tipo de agressao ou tiros à indios dentro da propria Funai...
Rondon passou a noite revirando no tumulo e torço para que algum "bom senso" interfira nessa questao. A proxima reuniao da CNPI que começa semana que vem vai ser um palco muito disputado para o "Bota Fora".

(Por Mércio Gomes, Blog do Mércio, 03/12/2009)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -