Os viajantes que chegarem a partir de hoje no aeroporto de Copenhague serão saudados com fotos dos líderes mundiais envelhecidos, pedindo desculpas por terem falhado em combater as mudanças climáticas e em vencer o desafio de salvar o planeta. Anúncios exibidos no aeroporto mostram imagens de Barack Obama, Lula, e outros acompanhados da frase "Desculpe. Nós poderíamos ter parado as mudanças climáticas catastróficas … mas nós não fizemos ", seguido de “Aja agora: salve o futuro”.
Os anúncios foram colocados pela coligação global, tcktcktck.org e Greenpeace como parte de uma campanha para estimular um acordo justo, ambicioso e legalmente vinculativo na Conferência de Clima de Copenhague que começa a menos de cinco dias.
O aeroporto será rota de milhares de delegados, imprensa e políticos que chegam a Copenhague para participar da reunião que vai decidir o destino do clima. "Se dirigentes como Obama, Sarkozy, Merkel e Brown não trabalharem para um acordo robusto, o legado deles será a fome e a migração em massa. Se isso acontecer, um pedido de desculpas não vai resolver" disse Kumi Naidoo, diretor executivo do Greenpeace Internacional.
O sucesso em Copenhague exigirá um acordo justo, ambicioso, que tenha validade legal e contemple:
* um compromisso dos países industrializados de reduzir as emissões em até 40% até 2020 (níveis de 1990);
* um plano para pôr fim ao desmatamento tropical até 2020;
*pelo menos US$ 140 bilhões por ano em financiamentos públicos para os países em desenvolvimento.
(Greenpeace Brasil, 03/12/2009)