O assunto será abordado pelos professor da UFPel Althen Teixeira e pelos biologos Maria Carmen Sestren Barros e Rogërio Bolth. O programa vai ao ar a partir das 10h05min.
Os impactos sociais, ambientais e as relações políticas envolvidas no plantio em larga escala de espécies exóticas no Estado, que tiveram suas regras ajustadas na última reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) é o tema do Sintonia da Terra desta quinta-feira (3).
Para falar sobre o assunto, Althen Teixeira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Maria Carmen Sestren Barros, bióloga da prefeitura de Porto Alegre e Rogërio Bolth, também biólogo e coordenador de projetos de Estudos de Impacto Ambiental (Eia-Rima).
O programa traz ainda as principais notícias da semana, em que o presidente reafirmou as metas de redução de emissão de gases do efeito estufa e agenda de eventos que está variada com temas como o pré sal, orgânicos e recursos hidrícos.
Sintonia da Terra é uma produção semanal, com 30 minutos de duração, realizado em parceria entre o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais e Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua pauta é dirigida aos temas da sustentabilidade e abre espaço para o movimento ecológico organizado. Com cinco anos de existência, o Sintonia da Terra é produzido e apresentado por Danielle Sibonis e Raíssa Genro.
O Sintonia da Terra vai ao ar as quintas-feiras, às 10h05min, na Rádio da Universidade, que pode ser sintonizada no 1080 AM ou pelo site www.ufrgs.br/radio.
(EcoAgência, 03/12/2009)