Toneladas de retalhos e sobras de indústrias têxteis são transformadas nos mais variados artigos artesanais, que são confeccionados por dezenas de artesãos, durante todo o ano, e cujo resultado será exposto na Feira de Natal da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, na Fiergs, zona Norte de Porto Alegre.
Esta 2 edição da feira ficará aberta até esta sexta-feira, das 8h às 18h, no térreo da sede da Fiergs, onde mais de 20 grupos expõem seus trabalhos artesanais, no projeto Reciclando com Arte. O projeto envolve quase cem pessoas ligadas a instituições do terceiro setor, como clube de mães, grupos da terceira idade, associações comunitárias e creches.
Os Bancos Sociais, além de fornecerem a matéria-prima para confecção de artigos, oferecem cursos gratuitos semiprofissionalizantes para comunidades carentes e instituições beneficentes da Capital. Rita Lotenço, 53 anos, paciente do Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses, mudou sua rotina após participar do projeto Vivendo e Reaprendendo. Há cinco anos, ela confecciona esculturas de barro. "É muito bom ver meu trabalho valorizado", diz.
(Correio do Povo, 03/12/2009)