Depois do protesto que a associação espanhola em defesa dos animais, AnimaNaturalis, realizou em outubro em frente ao Conselho Municipal de Tarragona, na Espanha, em que os ativistas acorrentados pediram a proibição dos circos com animais, o grupo político CUP (Candidatura pela Unidade Popular) apresentou uma proposta em conjunto com a AnimaNaturalis e Libera!, pedindo que Tarragona mostre publicamente sua “rejeição à exibição de animais em circos”.
A proposta pede também que “se iniciem os procedimentos para modificar o artigo 174 do atual regulamento de convivência cidadã e uso dos espaços públicos de Tarragona, e impedir assim o uso de animais em circos e em todo tipo de espetáculos”.
A proposta contou com o apoio da Esquerda Republicana de Catalunha (ERC), que contribuiu com a redação e a defendeu no plenário na manhã de segunda-feira (30), que finalmente foi aprovada graças aos votos do Partido Socialista de Catalunha (PSC) e do grupo Convergência e União (CiU).
O Partido Popular (PP) rebateu a proposta alegando que “os espetáculos com animais não devem ser criminalizados” e que “os direitos dos animais são o que são”. O prefeito, Sr. Josep Felix Ballesteros, defendeu a proposta, dizendo: “As sociedades avançam e conferem direitos para tantas pessoas, mas também direitos aos animais”.
Tarragona se tornará a última capital da Catalunha, que juntamente com Barcelona, Girona e Lleida, não permitirá a instalação de circos com animais em sua cidade.
(AnimaNaturalis / ANDA, 01/12/2009)