Praça 15 de Novembro de São Borja foi completamente arrasada pelos vendavais. Um total de 700 árvores caiu em vários locais da cidade e o trabalho de recuperação deve demorar alguns dias
O dia seco de ontem foi destinado a recuperar as cidades gaúchas que vêm sendo atingidas pelos temporais desde 13 de novembro. No entanto, a lista de municípios que decretaram situação de emergência subiu ontem de 98 para 111. Ingressaram na lista de prejuízos Esperança do Sul, Miraguaí, Erval Seco, Nova Palma, Soledade, Estrela Velha, Nonoai, São José do Hortêncio, Araricá, Novo Tiradentes, Frederico Westphalen, Pinheirinho do Vale e Sede Nova.
Equipes da Defesa Civil, voluntários e até soldados do Exército passaram o dia na Fronteira-Oeste auxiliando os municípios castigados pelos fortes temporais da manhã de segunda-feira. O número de pessoas desabrigadas baixou de 4.534 para 4,4 mil. O mesmo ocorreu com os desalojados, caindo de 12.702 para 12.585. O número de casas danificadas, porém, pulou de 15.870 para 16.350. Os rios Uruguai, Vacacaí, Ibirapuitã e Santa Maria seguem com os níveis elevados, acima da cota de alerta.
(Correio do Povo, 02/12/2009)