Um cartaz divulgado pela Rede Ambiental do Piauí (Reapi), com o apoio de mais de 40 organizações não-governamentais do país inteiro, intitulado "A Serra Vermelha abriga muitas espécies", acusa autoridades (entre elas o governador do Piauí Wellington Dias e o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc) de serem os principais predadores de muitas espécies em extinção. O senador Mão Santa (PMDB-PI) acusou o governo do PT de vender parte da serra "para milionários poderosos que querem transformar a pouca vegetação daquela região em carvão.
A quarta etapa de mobilização da campanha SOS Serra Vermelha está divulgando que mais de 338 espécies de animais podem ver sua floresta, "uma das mais raras e antigas do Brasil", virar carvão. O cartaz orienta os defensores da natureza a telefonar para (61) 3411-1200 ou enviar mensagem para www.presidencia.gov.br/presidente/falecom, telefone e email do presidente Lula, com o seguinte recado: "Não à devastação do Piauí e sim à criação do Parque Nacional Serra Vermelha".
Mão Santa enumerou que entre as entidades que apóiam a campanha estão o jornal Folha do Meio Ambiente, a Rede de ONGs da Mata Atlântica, o SOS Caatinga, a Fundação Rio Parnaíba, as revistas Terra, Rolling Stone, Com Ciência Ambiental e Horizonte Geográfico, o Museu de Zoologia da USP e a Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional.
(Por Roberto Homem, Agência Senado, 01/12/2009)