Concretizamos hoje, 01/12/2009, a compra de mais uma mata preservadíssima com gigantescas araucárias centenárias, além de outras árvores raras e ameaçadas de extinção como a canela-preta, perobas etc. que poderiam ser derrubadas a qualquer momento. A área mede 53 hectares e fica nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC) e engloba toda a bacia hidrográfica do rio Caçador e fica bem próxima da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí
No total, já possuímos 497 hectares de Mata Atlântica preservada naquela região, que estão sendo transformadas em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), situação onde nunca mais poderão ser desmatadas. São muitos quilômetros de matas ciliares salvos. Beneficiamos desta forma toda a população de Blumenau, Itajai... que tanto dependem da preservação das cabeceiras do rio Itajaí.
O desmatamento está intenso na região. Se estas áreas não forem compradas, serão desmatadas a qualquer momento. No desmatamento ocorre uma grande perda de biodiversidade, que é para sempre, e também emissão de gases do efeito estufa que agravam o problema do aquecimento global. O ecossistema "Mata de Araucárias" está em processo acelerado de extinção. Restam pouquíssimas áreas bem preservadas.
(Por Germano Woehl Jr., Instituto Rã-Bugio, 01/12/2009)