Na manhã de hoje, 1º, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) flagraram um caminhão com excesso de fumaça nas proximidades da avenida Carlos Barbosa. O veículo foi conduzido à rampa da EPTC e, após análise, houve a constatação de um índice de poluição sete vezes acima do máximo permitido por lei (1,7 m-1). O proprietário do veículo cometeu infração grave, recebeu cinco pontos na carteira, sendo multado em R$ 127,69, com seu caminhão retido para regularização.
De acordo com o gerente de Fiscalização de Transporte da EPTC, Carlos Pires, a fiscalização contra poluição veicular ocorre diariamente. "Em casos como esse, onde fica evidente o excesso de fumaça, a EPTC realiza a abordagem, encaminha o veículo até a vistoria e, se o resultado der positivo, autua o condutor segundo as normas do Código de Trânsito Brasileiro", informa.
Além do monitoramento dos fiscais de trânsito, a EPTC realiza a Operação Ar Puro em diversos pontos da Capital. Denúncias sobre esse tipo de irregularidade podem ser realizadas pelo telefone 118 ou no Atendimento ao Cidadão da EPTC (avenida Érico Veríssimo, 5).
(Prefeitura de Porto Alegre, 01/12/2009)