Acordo permitirá identificar eventuais problemas na cadeia de produtos de origem animal, através de análises físico-químicas e microbiológicas
O Ministério Público e a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), mantenedora do Centro Universitário Univates, firmaram nesta terça-feira uma importante parceria visando a defesa do meio ambiente e do consumidor e a fomentação da expansão das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O termo de cooperação operacional técnico-científico viabilizará o intercâmbio de informações, por meio de cursos, seminários e realização de trabalho de pesquisa, possibilitando, ainda, o fornecimento de laudos e pareceres técnicos periciais desenvolvidos no âmbito do Laboratório Unianálises.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Júlio Almeida, participou da solenidade, realizada na sede da Univates, em Lajeado, representando a Procuradora-Geral de Justiça, juntamente com o promotor de Justiça Neidemar José Fachinetto. Segundo Júlio Almeida, a parceria permitirá identificar na cadeia de produtos de origem animal eventuais problemas de qualidade, permitindo orientar o produtor, o transportador e a indústria. “Trata-se de uma espécie de rastreabilidade”, salienta.
Júlio Almeida também destaca a importância do colega Neidemar Fachinetto na elaboração do convênio e “o alto grau de consideração e respeito que o Promotor goza junto ao meio universitário”.
As amostras de produtos de origem animal apreendidos pelas autoridades policiais da região serão remetidas pelo MP ao Laboratório Unianálises, para análises físico-químicas e microbiológicas. O Ministério Público oferecerá campo de pesquisa científica para os alunos e professores da Univates. A Instituição também será responsável por analisar o desenvolvimento dos trabalhos realizados, observando a especificação da esfera de atuação em que se dará o desenvolvimento das atividades.
Os trabalhos de pesquisa produzidos por meio do termo de cooperação serão encaminhados pela Univates à Divisão de Assessoramento Técnico do Ministério Público, para fins de registro e controle das atividades desenvolvidas.
(Por Ricardo Grecellé, MP-RS, 01/12/2009)