Citado como vítima de um suposto golpe aplicado contra camponeses na região de Campos Lindos, em benefício de figurões, entre os quais a senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu (DEM), Juarez Vieira Reis entrou em contato nesta quarta-feira, 25, com a redação do CT, para se manifestar sobre o que vêm sendo publicado em relação à reportagem da revista Carta Capital, publicada nesse domingo, 22.
Com o título "golpe contra os camponeses", a reportagem do jornalista Leandro Fortes, que esteve em Campos Lindos, afirma que a senadora teria comprado 1,2 mil hectares de um camponês, pelo preço de R$ 8 por ha.
Juarez Vieira Reis relata ocorrido que o tirou de terra
Nesta entrevista à Rádio CT, ele relata como a senadora teria se tornado proprietária das terras que eram ocupadas por ele, bem como as dificuldades enfrentadas pela família em função do despejo. O camponês afirma que a resposta de Kátia – que diz estar sendo vítima de calúnia e difamação por parte da revista– mostra que ela “está conversando fiado”. Ele afirma que Kátia Abreu sabe que a história que ele conta é real. “Eu vou para o fim do mundo contando a mesma história”, disse.
Sobre a postura da senadora, declara: “Ela tem um coração de serpente. Não provou ter um coração humano não”. O camponês ainda criticou a postura do deputado estadual Osires Damaso (DEM), que ao sair em defesa de Kátia na Assembleia Legislativa, declarou que a matéria publicada na Carta Capital teria sido comprada pelo Movimento dos Sem Terra (MST) para desestabilizar a senadora.
Ao deputado, Juarez Reis reafirma que sua história é verdadeira e diz que o parlamentar deveria analisar melhor as palavras, e se colocar na posição que, segundo o camponês, é sua atribuição: defender os direitos das pessoas.
(Por Patrícia Saturno, Rádio CT, 25/11/2009)