A falta de uma decisão política para criar o Parque Nacional Serra Vermelha, levou a Rede Ambiental do Piauí (REAPI), com o apoio de mais de quarenta ONGs do Brasil inteiro, a retomar a campanha SOS Serra Vermelha. Nesta quarta etapa da mobilização, os ambientalistas denunciam os principais responsáveis por impedir a preservação da rica biodiversidade na região, entre eles o Governador do Piauí, Wellington Dias e o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Foi lançado um cartaz que, além de ser distribuído por todo o país, será levado a Copenhague, onde os maiores líderes do planeta estarão discutindo sobre a diminuição da emissão de gases na atmosfera, de 07 a 18 de dezembro Também será encaminhado para todas as ONGs nacionais e internacionais, bem como para a bancada ambiental da Câmara de Deputados. O principal objetivo é mostrar que alguns políticos não querem a preservação da área, preferindo destiná-la para a produção de carvão.
A Fundação Rio Parnaíba – Furpa está apoiando a campanha nacional pela criação do Parque Nacional da Serra Vermelha para proteger a maior biodiversidade do Nordeste no sul do Piauí, independentemente da ampliação do Parque Nacional das Serras das Confusões como o MMA, ICMBio, Ibama e o governo do estado do Piauí pretendem, por considerar uma manobra para deixar livre para exploração a área ocupada pelo projeto "Energia Verde" do grupo JB Carbon. Seja você mais um defensor dessa causa.
(REAPI / Fórum Carajás, 30/11/2009)