As alterações climáticas e o impacto da crise financeira nos países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) vão estar no centro das discussões da 18.ª sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, que se realiza em Luanda, Angola, de 30 de Novembro a 3 de Dezembro. Regina Bastos, Ana Gomes e João Ferreira são os eurodeputados portugueses que participam na reunião em Angola.
Para além das alterações climáticas e do impacto da crise financeira nos Estados ACP, os participantes vão também debater a redução de catástrofes e reconstrução e fazer o ponto da situação das negociações na OMC e dos Acordos de Parceria Económica (APE).
A Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE realiza-se duas vezes por ano e reúne 78 deputados europeus e 78 deputados dos países ACP.
A sessão de abertura realizar-se-á na Assembleia Nacional de Angola, na segunda-feira, 30 de Novembro, às 11 horas (hora local), e contará com as intervenções dos co-presidentes da Assembleia ACP-UE, Louis Michel (Bélgica) e Wilkie Rasmussen (Ilhas Cook), e do Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
Conferência de imprensa
Na segunda-feira, às 12h30, logo após a cerimónia de abertura da sessão, os co-presidentes da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE darão uma conferência de imprensa.
Alterações climáticas e crise política em Madagáscar
Em vésperas da Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas, em Copenhaga, os deputados ACP-UE preparam-se para enviar, numa resolução, um forte apelo aos Chefes de Estado e de Governo sobre a necessidade de apoio financeiro suficiente aos países em desenvolvimento para a redução das emissões e a adaptação às inevitáveis alterações climáticas.
A actual crise política e institucional em Madagáscar será outro dos assuntos em debate, devendo a Assembleia aprovar uma resolução de urgência sobre a situação no país.
A Assembleia ACP-UE irá ainda debater e votar três relatórios:
- Governação global e reforma das instituições internacionais - Miguel Angel Martínez Martínez (S&D, Espanha) e Donald Ramotar (Guiana)
- Impacto da crise financeira nos Estados ACP - Hans Peter Mayer (PPE, Alemanha) e Joseph Mugambe (Uganda)
- Integração social e cultural e participação dos jovens - Olle Schmidt (ALDE, Suécia) e Manuel Jiménez (República Dominicana)
A votação das resoluções e dos relatórios realizar-se-á na quinta-feira, 3 de Dezembro.
(Parlamento Europeu, 30/11/2009)