Cerca de cem pessoas realizaram caminhada no calçadão de Ipanema, zona Sul da Capital, ontem, para sensibilizar moradores, empreendedores e frequentadores sobre a importância do resgate da área como símbolo da orla fluvial de Porto Alegre. A iniciativa foi do Movimento Ipanema - Natureza Humana, composto por Associação de Moradores, secretarias municipais de Turismo e do Planejamento, Frente Parlamentar de Turismo da Câmara e Sebrae.
Após abraço simbólico ao Guaíba, o secretário de Turismo, Luiz Fernando Moraes, anunciou a construção de um trapiche de 60 metros na praia, em frente à rua Otelo Rosa. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Obras e Viação lançará até março o edital de licitação. O investimento é de R$ 234 mil - R$ 195 mil do Ministério do Turismo e o restante da prefeitura.
O integrante do movimento Reinaldo Frota destacou que Ipanema tem acesso livre à praia, conta com infraestrutura, gastronomia variada e espaços para lazer e fitness. Segundo ele, até 3 mil pessoas frequentam bares, restaurantes e a praia todos os finais de semana.
(Correio do Povo, 30/11/2009)