Em evento que reuniu 32 prefeitos e secretários municipais das regiões Celeiro e Noroeste Colonial, nesta quinta-feira (26), na sede da Amuceleiro, em Três Passos, o secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, apresentou o plano de investimentos de R$ 1,3 milhão que será aplicado no Parque Estadual do Turvo, dentro de um investimento total de R$ 16 milhões que a governadora Yeda Crusius autorizou para as 23 unidades de conservação do RS. O recurso do Turvo será destinado ao plano de manejo do Parque, melhorias na infra-estrutura, aquisição de materiais, sinalização e divulgação
Instituído em 1947, o Turvo está inserido no contexto do bioma da Mata Atlântica com uma área de 17 mil hectares, abrigando um dos maiores fragmentos da Floresta do Alto Uruguai do RS. O atrativo especial é o Salto do Yucumã, com uma queda d'água com 1.800 metros de extensão e até 20 metros de altura, que figura entre as maiores do mundo.
Para incrementar turisticamente a região, no ato também foi assinado convênio entre o Governo do Estado, prefeitura de Derrubadas e o Consórcio Rota do Yucumã. O compromisso prevê o desenvolvimento de programas socioambientais, projetos turísticos e ações de atividades de educação ambiental.
Além disso, 15 prefeituras das regiões Celeiro e Noroeste Colonial assinaram o termo de adesão ao Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga). Com o instrumento, os municípios podem buscar a habilitação, junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), para fazer a gestão ambiental de impacto local. Assinaram o termo os municípios de Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Chiapetta, Coronel Bicaco, Humaitá, Inhacorá, Redentora, São Martinho, São Valério do Sul, Tiradentes do Sul, Ajuricaba, Bozano, Catuípe e Condor.
(Sema, 27/11/2009)