De lancha, vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre percorreram por duas horas o Rio Guaíba na manhã de hoje (27/11) com a intenção de vistoriar as construções feitas na margem. Eles estão preocupados com proposta prevista em emenda ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), de autoria do vereador Airto Ferronato (PSB), em discussão no Legislativo. A emenda limita, desde a Usina do Gasômetro até os limites do bairro Lami, na divisa com o município de Viamão, uma faixa mínima de preservação de 60 metros, sem que aterros sejam previstos nessa metragem.
O vereador Alceu Brasinha (PTB), um dos organizadores da vistoria, disse que a ida até à margem do rio serviria para buscar alternativas à emenda de Ferronato. “Precisamos pensar em algo que seja bom para todos, e não engessar a beira do Guaíba”. Já o autor da emenda acha necessário estar atendo ao rio e sua orla. “Precisamos pensar estrategicamente e em longo prazo, pois a minha proposta é um movimento que visa o futuro de Porto Alegre”, disse Ferronato, ressaltando que a intenção é respeitar as áreas já construídas. Ele considerou a ida até o rio extremamente positiva. “Após essa vistoria poderemos votar com mais tranquilidade”.
Elias Vidal (PPS), que também ajudou a organizar o passeio, enfatizou que a visita possibilitará olhar a cidade através do rio. “É uma visão técnica que permitirá um posicionamento melhor a respeito dessa emenda”.
A proposta de Ferronato deverá ser votada na próxima segunda-feira (30/11) quando os vereadores pretendem encerrar a votação do PDDUA. A comitiva contou ainda com a presença dos vereadores Reginaldo Pujol (DEM), João Carlos Nedel (PP) Bernardino Vendruscolo (PMDB), Marcello Chiodo (PTB), Airto Ferronato (PSB) e Mauro Pinheiro (PT).
(Por Regina Andrade, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 27/11/2009)