Os 43 milímetros de chuva que caíram durante uma hora sobre Blumenau nesta quinta à noite (26/11) correspondem a um terço da média para novembro. O temporal deixou 11,8 mil casas sem energia elétrica na cidade, alagou ruas e derrubou árvores. Temporais isolados devem ocorrer até domingo, quando a temperatura deve chegar a 35 C, a mesma registrada ontem, avisa o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia.
– A trovoada foi muito forte porque tinha muita umidade concentrada sobre nós e um calor excessivo. Uma chuva dessa intensidade não vence o escoamento. Foi muita chuva. Não há solo que aguente. Sempre vai dar alagamento e gerar transtorno – afirma o técnico hidrometrista da Furb/IPA, Mário César de Oliveira.
De acordo com o especialista, no Vale do Itajaí a trovoada se concentrou em Blumenau, Indaial, Timbó e Brusque. No Alto Vale não choveu. Com a água na porta, moradores da Rua Mariana Bronnemann, no Bairro da Velha, chegaram a retirar os móveis de dentro de casa. Durante o temporal, que perdeu força por volta das 19h30min, a Guarda de Trânsito recebeu 18 chamados mas não conseguiu atender nenhum porque a Rua São Paulo estava alagada.
– As trovoadas são comuns nesta época. A primavera tem característica de receber ar quente do centro do país e temperatura menor vindo do Sul. Esse encontro, que provoca o temporal, é típico da estação – explica Puchalski.
(Por Isabela Kiesel e Daniela Pereira, Jornal de Santa Catarina, 27/11/2009)