Um tremor de magnitude 5,9 atingiu a região costeira de El Salvador nesta quinta-feira (26/11), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Testemunhas relataram que o sismo provocou alarme entre moradores da capital, San Salvador e também foi sentido na vizinha Guatemala.
O órgão ajustou a localização do centro do terremoto a 25 km de Sonsonate e a 44 km de Ahuachapán, com uma profundidade de 37 km. "Em Sonsonate, as pessoas ficaram realmente assustadas e correram para as ruas, mas, graças a Deus, não houve feridos", disse Carlos Lopez, porta-voz da Cruz Vermelha salvadorenha.
Uma testemunha disse à agência de notícias Reuters em San Salvador que as pessoas saíram às ruas assustadas. "Não há no momento nenhum registro de danos, parece que o tipo de movimento não afetou muito", disse o diretor do sistema nacional de proteção civil à Rádio Nacional de El Salvador, Jorge Meléndez.
A Cruz Vermelha também não registrou danos pelo tremor, que foi sentido também na Guatemala, disse outra testemunha à Reuters na Cidade da Guatemala. A Rádio Nacional de El Salvador informou que o terremoto foi sentido em todo o território salvadorenho, mas não reportou estragos.
Recentes inundações e deslizamentos de terra provocados pelos efeitos do furacão Ida deixaram ao menos 192 mortos em El Salvador, enquanto dezenas de pessoas ainda seguem desaparecidas e muitas residências parcialmente soterradas entre lodo e pedras. A terra ainda úmida poderia provocar novos deslizamentos.
(Folha Online / AmbienteBrasil, 27/11/2009)