O número de municípios em situação de emergência no Estado devido às chuvas iniciadas no dia 13 de novembro subiu ontem para 66. A Defesa Civil estadual homologou os decretos de Três Passos, Porto Mauá, Imbé, Capivari do Sul, Viamão, Pinhal Grande, Caibaté e Dom Feliciano. Os desalojados já somam 15.410, e 4.904 pessoas estão desabrigadas.
Balanço da Defesa Civil mostrou que desde o dia 13, 15.838 casas foram danificadas e 292 destruídas, e oito pessoas morreram (duas vítimas de raios). "O cenário poderia ser pior, devido às fortes instabilidades climáticas. Porém, o trabalho de planejamento e prevenção permitiu o treinamento antecipado e a capacitação de 386 municípios", afirmou o subchefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates.
A secretária-geral de Governo, Ana Pellini, afirmou que pleiteará a maior parte dos R$ 400 milhões que serão destinados pela União aos locais afetados pelas chuvas em todo o país. Segundo ela, o RS tem grandes prejuízos, não só na perda de safras como no abalo à infraestrutura. Ana garantiu que o Estado está empenhado em manter a continuidade dos serviços públicos.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, virá ao RS amanhã para avaliar de perto a situação dos municípios atingidos pelos eventos climáticos. Ela será acompanhada por representantes de seis ministérios: Integração Nacional, Transportes, Cidades, Saúde, Educação e Agricultura. A comitiva fará um sobrevoo por algumas localidades para levantar dados sobre os prejuízos.
O secretário estadual da Educação, Ervino Deon, afirmou que as prefeituras estão realizando levantamento de danos nas escolas municipais para, juntamente com o Estado, encaminhar um orçamento dos valores necessários para reconstrução dos prédios ao ministro da Educação, Fernando Haddad, no próximo dia 8 de dezembro. Na rede estadual, 69 escolas foram danificadas pelos temporais, a maioria no Litoral Norte. Já o levantamento das prefeituras deverá estar concluído na próxima quarta-feira.
O trecho da BR 116, em Picada Café, está totalmente interditado devido à abertura de uma cratera na pista. Existe um desvio no local, pela VRS 865. Também no trecho de Capão do Leão, há uma interdição total na ponte sobre o arroio Fragata. O desvio está sendo feito por vias municipais. Em Vila Cristina, a BR 116 está em meia pista, com sinalização no local.
(Correio do Povo, 27/11/2009)