Rajadas de 60 quilômetros por hora foram registradas no início da tarde de ontem em Porto Alegre. Segundo a Metsul Meteorologia, no período das 13h às 15h a temperatura caiu de 31 para 24 graus no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Hoje o tempo será quente e abafado no Estado. O sol aparecerá entre nuvens. Estão previstas pancadas de chuva em pontos isolados e não está descartada a possibilidade de ocorrerem temporais localizados. Segundo a Metsul, o ar quente e úmido que se mantém sobre o Estado determina a sequência das pancadas de chuva e temporais isolados até o começo de dezembro.
A coordenadora do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, fez um apelo para que o povo gaúcho auxilie as centenas de famílias atingidas pelo mau tempo. "Precisamos de colchões, alimentos não-perecíveis, leite em pó, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal e material de limpeza", disse. Os donativos podem ser encaminhados à Central de Doações, no Centro Administrativo do Estado, que neste final de semana manterá esquema de plantão para receber esses materiais. As doações também podem ser entregues nas unidades do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar nas cidades do Interior.
Em Porto Alegre, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Léo Bulling, mantém monitoramento constante dos afluentes do Guaiba. "Estamos atentos ao rio Jacuí, que está 6 metros acima do nível. Já o Guaiba elevou-se em 1m82cm", alertou ele. O temor de Bulling é que ainda no sábado o excesso acumulado no Jacuí chegue até o Guaiba, provocando enchentes nas ilhas do bairro Arquipélago.
(Correio do Povo, 27/11/2009)