No próximo sábado (28/11), movimentos e organizações de Minas Gerais realizarão em Belo Horizonte o primeiro Encontro Mineiro dos Atinidos pela Vale. A intenção é reunir e dar voz a todos aqueles que, coletiva ou individualmente, foram afetados pelas ações da empresa mineradora Vale.
Minas Gerais é um dos estados onde a Vale mais está presente. E em razão disso os impactos sociais e ambientais têm sido imensos. Contaminações de solo e cursos de água, desapropriações forçadas de comunidades, perda de biodiversidade, terceirização e acidentes de trabalho tornaram-se casos comuns no estado depois que a Vale foi provatizada e tornou-se multinacional.
O encontro acontecerá logo depois de movimentos sociais e outras organizações se reunirem no Rio de Janeiro para debater tema semelhante: os impactos dos projetos financiados pelo BNDES. A Vale é uma das empresas que mais tem financiamentos milionários do BNDES, que é um banco público detentor de um dos maiores patrimônios financeiros do planeta.
(Pulsar Brasil, 25/11/2009)