Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram ontem, na Capital, algumas obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). O grupo quis conferir o estágio dos trabalhos, principalmente na área junto ao Arroio Cavalhada, onde foram promovidas ações de reassentamento de famílias. O BID financia o programa de reassentamento do Pisa, com investimentos de 83,2 milhões de dólares, tendo contrapartidas da prefeitura nas obras de saneamento.
"Esta missão é um esforço conjunto para colocarmos o projeto em marcha, com um planejamento para 18 meses, a fim de chegarmos a um bom termo na execução do contrato", explicou a especialista setorial do BID, Irene Altafin, que acompanhou as visitas.
Em dezembro será feito o reembolso de cerca de R$ 6 milhões aplicados pela prefeitura, com recursos próprios, na transferência de famílias na área de abrangência do Pisa. A liberação dos investimentos previstos no contrato ocorrerá a partir de março de 2010, após a implantação da gerenciadora do projeto e da conclusão de outros processos administrativos.
(Correio do Povo, 25/11/2009)