Novos temporais poderão atingir o Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira.
A passagem de uma frente fria, que deverá encontrar temperaturas elevadas e umidade sobre o Estado, poderá resultar em chuva forte principalmente nas regiões Centro, Oeste e Sul. Não se descarta a queda de granizo em pontos isolados, e espera-se que o vento atinja cerca de 60 km/h. O mau tempo deve persistir pelo menos até segunda-feira.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima deverá chegar a 36°C no Estado hoje. Estael Sias, da Central de Meteorologia, sustenta que o calor, favorecido por uma maior abertura de sol no começo do dia, combinado à umidade que se mantém sobre o Estado e ao avanço de uma frente fria, deverão provocar o surgimento de nuvens carregadas capazes de gerar temporais. Na Capital, a máxima deverá chegar a 32°C.
– Há risco de chuva localmente forte, rajadas de vento de até 60 km/h e granizo em pontos isolados, sobretudo, do Sul, Centro e Oeste – prevê Estael.
O avanço da nova frente fria, depois dos temporais de quinta-feira passada que deixaram até ontem 45 municípios em situação de emergência, 4.028 pessoas desabrigadas (refugiadas em abrigos) e 9.240 desalojadas (em casas de familiares ou vizinhos), preocupa a Defesa Civil. Há um estado de alerta principalmente na Fronteira Oeste, onde a chuva persistente vem causando estragos.
Os uruguaios também aguardam com preocupação as próximas horas. O serviço meteorológico nacional do país vizinho, que já sofre com enchentes na região norte, informou a possibilidade de chuvas e ventos fortes a partir da madrugada de hoje.
Estael avalia que, entre quinta e sexta, a chuva ocorre em maior quantidade e persistência de forma geral no Estado devido à passagem da frente fria. Ainda haverá risco de temporais isolados. No fim de semana, o que restar da umidade deverá deixar o céu nublado com maior risco de chuva no norte gaúcho.
(Zero Hora, 25/11/2009)