O governo do Estado envia, hoje, documento ao Ministério da Agricultura solicitando ampliação dos zoneamentos agroclimáticos das culturas de verão. Segundo o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, no caso do arroz, o término do plantio em 10 de dezembro é insuficiente para semeadura e replantio.
O pedido foi feito informalmente, ontem, ao secretário de Política Agrícola do Mapa, Edilson Guimarães. Contudo, o dirigente adianta que é difícil uma revisão tendo em vista que os prazos foram estipulados por estudo técnico. "A proposta será avaliada e veremos se é possível flexibilizar prazos dentro da metodologia usada", afirma Guimarães.
A proposta do RS é ampliar o plantio de arroz até 15 ou 20 de dezembro, o que, segundo o Irga, é um limite tolerável. O produtor que semear fora do zoneamento ficará sem direito a seguro oficial nem renegociação. O pedido está embasado em laudo do Irga que indica que 12% dos 731 mil hectares plantados estão embaixo d''água, 30 mil ha precisam ser replantados e que a queda na safra deve chegar a 10%.
O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, se reunirá hoje, às 16h, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para negociar verba aos produtores afetados pelo clima. Deputados também detalharão as perdas do setor ao ministro às 14h30min. Reunião interministerial avaliará apoio aos municípios.
(Correio do Povo, 25/11/2009)