Quem não se lembra de Three Mile Island?
Este lugar foi palco de um dos maiores acidentes nucleares do mundo, em 1979. A fusão de um dos reatores da central nuclear faria com que a população local tivesse que ser evacuada, já que um dia depois foi medido a radioatividade em volta da usina que alcançava até 16 quilômetros com intensidade de até 8 vezes maior que a letal.
Não bastasse isso, a central volta a ter problemas. Dia 21/11, o alerta de contaminação radioativa soou à noite na Unidade 1 da usina, situada na cidade de Middletown. Os 150 trabalhadores que estavam em serviço foram retirados do local.
A unidade estava fechada desde 26 de outubro para recarregar combustível e obras de manutenção e substituição dos geradores a vapor.
Segundo a empresa, a contaminação afeta só a parte interior do edifício e não saiu da construção, e por isso não há riscos maiores. No entanto, segundo o diário local “The Examiner”, 20 empregados foram tratados por excesso de radiação.
Trinta anos do acidente se passaram e a indústria nuclear continua a falhar, fazendo vítimas. Mais uma vez, Three Mile Island é o exemplo vivo da insegurança desta tecnologia.
(Blog do Greenpeace, 23/11/2009)