Para aumentar a segurança na oferta de alimentos para o mercado interno e ampliar a presença do Brasil no mercado mundial de alimentos, o país deve atualizar sua legislação e seus mecanismos de controle sobre o uso de agrotóxicos, afirmou Ricardo Augusto Velloso, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em sua apresentação aos senadores, Velloso informou que o Brasil é hoje o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, superando os Estados Unidos. Em 2008, disse, o país gastou US$ 7 bilhões com a compra de 700 mil toneladas de agrotóxicos.
- Esse crescimento verificado no Brasil tem aumentado a preocupação com o registro e o controle dos produtos. É preciso implementar medidas que garantam a segurança do consumidor, do produtor rural e do usuário desse tipo de produto.
Ricardo Velloso reforçou preocupação manifestada pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT) sobre a necessidade avaliar o uso e mapear a distribuição de agrotóxicos, rastreando a fonte dos problemas.
- De que adianta dizer que o tomate está com problema, se eu não sei dizer de onde ele vem - frisou o especialista.
A audiência está sendo realizada neste momento pelas comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle (CMA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O uso de mecanismos de rastreabilidade também foi defendido pelo diretor da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), José Otávio Machado Menten.
(Agência Senado, 24/11/2009)