O Equador propôs nesta terça-feira (24/11) a criação de uma rede para deter o avanço da dengue, doença transmitida por mosquitos que afeta vários países-membros da União de Nações Sul-americanas (Unasul).
A proposta foi feita na reunião de ministros de Saúde da América do Sul, reunidos na cidade litorânea de Guayaquil no sudoeste do país, para, entre outras coisas, estudar o plano quinquenal de ação da região em temas de saúde.
De acordo com uma fonte do Ministério da Saúde, os ministros analisaram, por enquanto, a proposta equatoriana que pretende desenvolver um mecanismo de integração das políticas públicas para enfrentar a doença conjuntamente.
Entre os passos iniciais para desenvolver a iniciativa estão a formação de uma rede de comunidades de práticas técnicas e científicas nos diferentes temas ligados ao controle da dengue. Além disso, tem o objetivo de sistematizar um diagnóstico regional que descreva a situação da doença na região e de incorporar os diferentes esforços dos países na luta contra a doença.
Nos últimos três anos, na América do Sul foram registrados surtos epidêmicos que causaram mortes por dengue hemorrágica em países onde a doença não era um problema de saúde pública, como Bolívia, Paraguai e Argentina, apontou o ministério.
Entre os causadores do aumento da incidência da doença estão a mudança climática e o aumento da densidade populacional em meio à falta de infraestrutura.
(G1 / AmbienteBrasil, 25/11/2009)