O governo do Estado informou ontem que quatro milhões de gaúchos foram afetados pelas fortes chuvas que começaram a cair no Rio Grande do Sul na quinta-feira passada. O número de cidades com situação de emergência decretada já chega a 36. Quase 9,6 mil pessoas seguem fora de suas residências, sendo 8.504 desalojados - hospedados em casas de parentes e amigos - e 1.095 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos.
Um total de 14.785 mil residências foi danificado, boa parte delas no Litoral Norte, em função de vendavais, e na Metade Sul, devido a inundações. Sete pessoas morreram no Estado desde quinta-feira.
A região mais afetada é a Centro-Sul, onde estão as cidades de Rosário do Sul, Camaquã e Quaraí. Em Camaquã, 350 pessoas estão isoladas devido ao transbordamento do rio Camaquã. Em Rosário do Sul, 421 residências ficaram danificadas, 288 pessoas estão desabrigadas e duas mil desalojadas.
Em Santa Rosa, 100 casas sofreram danos, e em Dom Pedro de Alcântara foram 300. Em Imbé, uma das cidades mais afetadas, 500 casas foram danificadas, quatro escolas públicas municipais e um ginásio de esportes foram destelhados. Em Tramandaí, são três mil residências danificadas de moradores e cinco mil de veranistas. Destas, 500 casas já foram consertadas, por conta dos materiais remetidos pela Defesa Civil.
Os problemas causados pelos temporais dos últimos dias ainda deixavam quase 10 mil pessoas sem energia elétrica na tarde de ontem no Rio Grande do Sul. Apenas na área de concessão da AES Sul eram contabilizadas 7,8 mil pessoas sem luz, sendo 2,9 mil apenas na região central do Estado. Já na área de concessão da CEEE havia 1.800 consumidores sem energia no horário, com destaque para o litoral norte. A RGE afirmou que não existe mais problema de fornecimento de energia em sua área de concessão.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a terça-feira será de céu nublado com chuva, inclusive forte em áreas isoladas no Norte e no Nordeste do Estado. As temperaturas devem variar entre a mínima de 16 e a máxima de 35 graus. Amanhã as chuvas diminuirão, mas a tendência é que retornem com força na quinta.
(JC-RS, 24/11/2009)