A Câmara Municipal de Porto Alegre retoma hoje, às 9h30min, a votação em plenário do projeto de lei que trata da revisão do Plano Diretor. Ontem, reunidos desde o início da manhã até o final da tarde, os vereadores da Capital conseguiram apreciar apenas 12 das mais de 150 emendas encaminhadas ao texto do Executivo. Até agora, em três dias de trabalho, 29 ajustes receberam parecer final.
Na manhã de ontem, uma das emendas mais polêmicas foi rejeitada por 22 votos a 8. Apresentada pelo vereador Alceu Brasinha (PTB), a emenda 171 aumentava para 42 metros a altura máxima dos prédios em todo o bairro Menino Deus.
O acréscimo poderia gerar distorções na proposta do Executivo, que prevê 33 metros no miolo do Menino Deus, 42 metros em direção à avenida Getúlio Vargas e 52 metros nas grandes avenidas que cortam a região.
Entre as aprovadas, está a de número 198, da vereadora Sofia Cavedon (PT), que torna obrigatório uma série de estudos de impacto para a instalação de empreendimentos de grande porte, via projeto especial.
(JC-RS, 24/11/2009)