Imagine um local em que 420 casas são tomadas pelas águas de um rio. Para chegar a qualquer lugar é preciso usar barco. Placas de trânsito e carros estão praticamente submersos, móveis são arrastados pela correnteza, e os poucos moradores que se arriscam a ficar em suas casas – com medo de perder o que sobrou – talvez tenham de deixá-las a qualquer momento.
Em Santa Maria, é esse cenário que se encontra no distrito do Passo do Verde, às margens do Rio Vacacaí. Na região, a paisagem modificada pela cheia dos rios e pelo excesso de chuvas não é menos desanimadora. A pior situação é a de Rosário do Sul, onde 2 mil pessoas estão desabrigadas e o Rio Santa Maria está 6m87cm acima do nível normal.
No Passo do Verde, com água no peito, a funcionária pública Marizete Hoher, 49 anos, tentou vencer a correnteza, ontem, para salvar algo.
– Sábado à noite, quando fui dormir, a água estava perto da porta. Acordei às 4h, e a água estava nos pés da minha cama – conta.
Outras cidades
- Alegrete – O Rio Ibirapuitã subiu 2m nas últimas 24 horas e, ontem, o nível era de 11m. Pelo menos mil pessoas estão desabrigadas. Cerca de 500 casas foram atingidas, e as famílias, encaminhadas ao Ginásio Municipal e escolas. Ruas e pontes estão interrompidas. A prefeitura decretou situação de emergência.
- Bagé – Mais de cem famílias foram atingidas pelo temporal da semana passada e têm dificuldade de limpar suas casas devido à chuva constante do final de semana. A chuva só parou no final da tarde de ontem.
- Candiota – Choveu 510 mm no mês, quase quatro vezes a média histórica. Grande parte dos prejuízos concentra-se nos cerca de 300 quilômetros de estradas e corredores do interior. Entre pontilhões e bueiros danificados, há 80 pontos com problemas.
- Garruchos – A cidade está praticamente isolada. Sem luz, telefone e com as estradas de chão danificadas, a cidade localizada na fronteira com a Argentina está tendo sua rotina modificada. Ontem, não teve expediente na prefeitura em razão da falta de energia. A professora aposentada e proprietário de um restaurante na cidade, Neli Pereira Sasso, 53 anos, teve de sair de Garruchos ontem para abastecer seu estabelecimento:
– Quem tem comércio está desesperado com a falta de luz, está perdendo tudo.
- Quaraí – O Rio Quaraí está com 11m3cm acima do normal. Mais de mil pessoas estão desabrigadas. As famílias foram levadas ao ginásio municipal ou à casa de parentes.
- Santa Rosa – Os desabrigados começaram a voltar para casa. No domingo, os rios Pessegueiro, Pessegueirinho e o Lajeado Paulino transbordaram em razão das precipitações. As cheias atingiram 241 famílias. Ontem, os rios voltaram ao leito normal. A prefeitura decretou situação de emergência.
- Uruguaiana – O Rio Uruguai está 8m8cm acima do normal. Dez casas foram atingidas pela água. Só no final de semana, choveu 123 milímetros.
(Zero Hora, 24/11/2009)