A Animal Welfare Network Nepal (AWNN) e a Anti Animal Sacrifice Alliance (AASA) enviaram um apelo de última hora para os organizadores do Festival Gadhimai para deter o sacrifício em massa de animais de terça (24/11) e quarta-feira. Eles também emitiram um apelo aos visitantes para dar um novo sopro de vida aos animais, doando-os à AWNN.
A carta foi enviada ao sumo sacerdote Mangal Chaudhary e ao presidente do comitê organizador Shiva Chandra Kuswa.
“Nós imploramos de joelhos para que considerem nosso apelo. Como os dois principais responsáveis pelo maior sacrifício animal do mundo, vocês têm a capacidade de demonstrar sabedoria, compaixão e coragem, fazendo tudo ao seu alcance para abolir a matança de criaturas inocentes em nome de Deus”, eles escreveram. “Se fizerem isso, o mundo sempre lembrará de vocês como os principais responsáveis pelo fim da matança.”
O apelo será reforçado hoje, 23/11, durante um ritual simbólico no templo Gahawa Mai, em Birgunj. Os militantes criaram um abrigo para manter os animais, caso os visitantes decidam doá-los em vez de sacrificá-los.
Enquanto isso, a militante australiana Sarah Wilker fez mais um apelo aos líderes e ao povo nepalês para parar o sacrifício. Mais de 4 mil pessoas assinaram uma petição solicitando que o governo pare o sacrifício em massa. As assinaturas foram entregues aos ministros do Turismo, Aviação Civil e Agricultura e Cooperativas.
(Por Vitor Marinho, ANDA, 23/11/2009)