Em cerimônia realizada ao final desta manhã, 23, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) homenageou as cerca de 700 pessoas que trabalham com reciclagem de lixo na capital para marcar a passagem do Dia Municipal do Reciclador, 22 de novembro. No auditório da autarquia, o diretor-geral Mário Moncks entregou aos representantes das 16 unidades de triagem conveniadas com o DMLU diplomas em reconhecimento à importância do trabalho.
Também receberam homenagem os condomínios Jardim América, Jardim Europa e Unique Palace pelo trabalho de apoio à coleta seletiva que desenvolvem com os moradores. O Dia do Reciclador foi criado por lei municipal de autoria do vereador Adeli Sell, sancionada em novembro de 2000.
Ao falar ao auditório lotado, Moncks destacou que o DMLU realizava “uma pequena homenagem pelo grande trabalho promovido pelas equipes das unidades de triagem”. Salientou que a atividade dos recicladores envolve dois aspectos de grande importância: o social e o ambiental. Moncks explicou que, além de gerar emprego e renda para centenas de pessoas, a reciclagem significa o retorno de materiais necessários à cadeia produtiva, poupando recursos naturais e evitando o esgotamento dos aterros sanitários.
O diretor-geral afirmou que Porto Alegre é considerada modelo no Brasil quanto à limpeza urbana, especialmente em relação à coleta seletiva. Disse que a capital gaúcha também se distingue dos demais municípios pelo fato de que, além de proporcionar suporte técnico, repassa verbas para as associações responsáveis pelas unidades de triagem a fim de que possam custear a manutenção dos equipamentos e pagar pelos serviços de infra-estrutura.
Moncks também lembrou que Porto Alegre é pioneira no Brasil em coleta seletiva. As primeiras unidades de triagem foram erguidas em 1990, ano em que o DMLU implantou o serviço. O primeiro bairro atendido foi o Bom Fim e, em seguida, o serviço foi estendido progressivamente aos demais bairros, uma vez por semana. Em abril de 2009, o serviço foi terceirizado e ampliado, passando a ser executado duas vezes por semana pela empresa RN Freitas, que dispõe de uma frota renovada de 28 caminhões. Esta qualificação permitiu um incremento na quantidade de lixo seco coletado na cidade, que passou de 60 toneladas – que era o volume obtido até abril – para 90 toneladas, o que representa um aumento de 50%.
Uma das homenageadas foi a Associação Reciclando pela Vida, cuja sede fica na rua Ramiro Barcelos, nº 1. Sua presidente, Marina Souza da Luz, comemora o aumento da quantidade de material reciclável recebido, o que permitiu ampliar o número de associados de 30 para 45. Também disse que é grande a alegria dos associados com a homenagem, pois mostra o reconhecimento da importância desta atividade.
(Prefeitura de Porto Alegre, 23/11/2009)