As turbinas eólicas, que transformam os ventos em eletricidade, podem salvar o mundo dos combustíveis fósseis e das mudanças climáticas. Mas será que fazem mal para a saúde das pessoas? As suspeitas começaram a surgir. As turbinas emitem sons inaudíveis e vibrações causadas pela rotação das hélices. Alguns temem que o som e a vibração podem causar os seguintes malefícios:
- Insônia
- Dor de cabeça
- Arritmia cardíaca
- Palpitação cardíaca
- Pressão alta
- Zumbido do ouvido
Esses sintomas já foram batizados de “Síndrome da Turbina Eólica”, pela médica canadense Nina Pierpont. Ela faz parte de uma coalizão de organizações contra as usinas de vento, chamada Wind Concerns Ontário (algo como Vento Preocupa Ontário em inglês). Eles defendem que as turbinas eólicas não podem ser instaladas a menos de 2 quilômetros de distância das residências. Não se sabe se há relação entre a indústria do petróleo e essas organizações.
A maioria dos campos de turbinas eólicas já está a esta distância das residências mesmo. Alguns estão sendo instalados no mar. Mas existem turbinas colocadas em fazendas e topos de edifícios, para gerar eletricidade adicional para os donos desses imóveis. É sempre muito difícil comprovar que essas instalações realmente tem efeito colateral na saúde das pessoas.
Há mais de uma década que alguns pesquisadores tentam associar problemas de saúde à proximidade das torres de celular, sem resultados definitivos. Mas a proliferação das turbinas, uma fonte limpa e cada vez mais barata de energia, deve aumentar a polêmica.
(Por Alexandre Mansur, Blog do Planeta, 23/11/2009)