Ao tomar conhecimento, pela imprensa, que os municípios poderão concorrer aos recursos do Fundo de Investimentos em Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul (FRH-RS) para a elaboração de projetos, ações e obras que contribuam para a proteção, manutenção e recuperação da qualidade dos recursos hídricos em suas regiões, o prefeito de Taquari, Ivo dos Santos Lautert, esteve na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para saber como poderia recorrer aos recursos para beneficiar seu município. A prefeitura pretende recompor a mata ciliar da região e promover um corredor ecológico.
O prefeito e sua comitiva foram recebidos pelo diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), Paulo Paim, que informou-lhes que um dos requisitos para a obtenção dos recursos é a existência do enquadramento da bacia hidrográfica. Como a bacia do Taquari-Antas ainda não está enquadrada, o município não pôde requerer à verba no momento. O processo para o enquadramento da bacia do Taquari-Antas, no entanto, já foi encaminhado pela Sema para a Central de Compras do Estado (Cecom), ex-Celic, possibilitando o futuro acesso aos recursos do FRH. Acompanharam o prefeito na visita à Sema, realizada na última quinta-feira (19), o coordenador da Secretaria de Planejamento, Irineu Atkinson e o vereador Ramon Kern (PPS).
Contudo, o pleito foi encaminhando para o setor jurídico da Secretaria, que está conveniando com os municípios interessados sobre o projeto Árvore é Vida, que a Sema vem desenvolvendo, que objetiva o plantio de 1 milhão de árvores até abril de 2010. O projeto prevê, justamente, o repasse de mudas nativas para a recomposição das matas ciliares.
(Ascom Sema, 23/11/2009)