Após abordagem feita no dia 17 de novembro pela Polícia Rodoviária Federal na BR 158, em Santa Maria/RS, o Escritório Regional do Ibama em Santa Maria apreendeu, quarta-feira (18/11), 38,734 metros cúbicos de madeira serrada da essência Cumaru, uma das madeiras amazônicas de maior valor econômico e intensamente explorada.
A carga, proveniente de Rondônia, estava sendo transportada em volumes superiores em 40% ao declarado na Guia Florestal (GF3) e em veículo diferente daquele autorizado, o que configura infração aos dispositivos do Decreto Federal 6.514/08. Os veículos (cavalo mecânico e reboques) utilizados na infração foram apreendidos, e foi feita doação sumária da madeira apreendida à Delegacia de Polícia Federal - DPF em Santa Maria, para uso em obras de interesse daquela instituição.
Segundo o chefe do Escritório Regional do Ibama em Santa Maria, Analista Ambiental Tarso Isaia, para o Ibama a sintonia entre os órgãos de fiscalização federais tem sido fundamental para a detecção e repressão aos ilícitos ambientais nessa região central do Rio Grande do Sul, especialmente contando com as inestimáveis colaborações da Polícia Federal e da Políca Rodoviária Federal.
(Ibama/RS, 20/11/2009)